Vegetais Ricos em Proteínas

Alimentos vegetais ricos em proteínas

Um grande mito, que assombra os recém tornados vegetarianos e veganos, bem como suas famílias,é o da proteína. Muita gente acredita não ser possível obter boas quantidades de proteína sem alimentar-se de  carne e produtos de origem animal. Entretanto, segundo especialistas, isso não corresponde à realidade, e é raríssimo que um vegetariano ou vegano apresente este tipo de deficiência. Isto porque a quantidade de proteína de que nosso organismo necessita é baixa, e a proteína presente nos alimentos de origem vegetal é o suficiente para suprir as necessidades dessa substância.
Diz-se que este “terrorismo” em relação à necessidade de proteínas teve como base estudos realizados com animais, que induziram a erros para transposição em seres humanos. Pesquisas mais recentes mostram claramente as diferenças que ocorrem em seres humanos com relação aos animais, mas infelizmente alguns profissionais ainda estão defasados em relação à este assunto.
Não há necessidade de ingerir proteínas de origem animal em nenhuma fase da vida humana. Também estão presentes nas proteínas vegetais todos os aminoácidos que se encontram nas proteínas animais.
A recomendação mais aceita atualmente, estabelece que a proteína forneça cerca de 10 a 15% das calorias da dieta. Assim, numa dieta com 2.000 calorias, 200 a 300 calorias devem ser provenientes da proteína, e as calorias restantes de carboidratos e gorduras. Basta que tenhamos em mente o conceito básico de que do total de calorias ingeridas na dieta, 10% pelo menos, seja proveniente de proteínas.

Alimentos vegetais ricos em proteína

Leguminosas, como feijão, grão de bico e ervilha; entre eles, destaca-se a soja e derivados;
Cereais integrais e derivados, como arroz, trigo, centeio, cevada;
As sementes oleaginosas, como  amendoim, gergelim, castanha de caju e girassol;
Frutas , verduras e legumes também possuem proteínas, como brócolis, vegetais verde escuros, abacate, coco, batata, etc.
É possível mensurar, através de exames de sangue, além de dados de composição corporal, os marcadores de nutrição protéica.
Não há motivos para o vegetariano/vegano temer deficiência protéica. Procurando manter uma dieta natural e variada, além de consumir proteínas, vocẽ estará absorvendo muitos outros nutrientes e substâncias essenciais de alimentos saudáveis e nutritivos.
fonte de pesquisa: www.alimentacaosemcarne.com.br