Proteinas que protegem a pele.
(imagens retiradas do google)
O que se sabe, em todo o caso, é que a escassez de nutrientes é um dos grandes venenos da beleza. É possível perceber a falta deles no rosto da pessoa. Quem não assimila adequadamente, por exemplo, a vitamina A (presente em vegetais, na gema do ovo e no fígado, entre outros alimentos), tem comprometida a elasticidade da pele. Aqueles que fazem pouco uso de ovos, leite e carne, ricos em proteínas, também podem padecer do mesmo mal.
Vale dizer que, se o corpo se ressente da ausência de nutrientes, não existe cosmético que ajude. "Nenhum creme resolve a falta de proteínas. Sem elas, o corpo vai tirar de outras partes o material necessário para recuperar os tecidos e pode enfraquecer, por exemplo, os cabelos e as unhas".
A carência de vitaminas também pode comprometer a capacidade de resistir a infeções. E tudo isso não é privilégio de quem come pouco ou mal. Muita gente que passa a semana à base de refeições prontas ou congeladas corre o risco de ter uma dieta pobre em vitaminas e minerais, apesar de rica em calorias.
Afinal, está provado que os cremes, por mais sofisticadas que sejam as suas fórmulas, não ultrapassam a primeira camada da pele. A nutrição das camadas mais profundas tem de vir de dentro para fora. E isso, só se obtém com uma alimentação variada e, se necessário (em casos específicos), com suplementação de compostos vitamínicos.
Um dos argumentos em favor da nutrição da pele com alimentos - e mesmo suplementos - é um estudo feito por pesquisadores holandeses. Publicado no Jornal Internacional de Nutrição, é uma revisão de dezenas de trabalhos nessa área. Os especialistas concluíram que uma dieta enriquecida pelas vitaminas A, E e C garante ao organismo um ligeiro aumento da capacidade da pele se defender dos raios solares do tipo ultravioleta, um dos maiores inimigos da epiderme.
fonte:http://lifestyle.sapo.pt/saude/saude-e-medicina/artigos/proteinas-que-protegem-a-pele
Nenhum comentário:
Postar um comentário